quinta-feira, 29 de março de 2012

Velha história


O quebra-quebra entre os militares e manifestantes durante a comemoração do Golpe Militar de 64 é a prova de um fantasma que não está enterrado: a de que o povo não se vê como um quando o assunto é as forças armadas. Talvez, para alguns essa afirmativa seria um tanto extrema, mas enquanto o Brasil não julgar aqueles que foram os responsáveis pelas maiores atrocidades acometidas a nossa nação, ao longo desses 512 anos, a contestação será inevitável. Por vários motivos.

A começar pela comemoração do Golpe. É uma mostra de como o embrião que levou os militares a acreditarem que uma ditadura deveria se sobrepor à democracia, à vontade do povo permanece vivo graças a um política de rabo preso que não subjuga os culpados às penas de seus crimes. 

Nossa ineficácia na punição é tão grande a ponto de a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) abrir uma investigação do porquê de o Brasil não investigar e punir os responsáveis pelo assassinato do jornalista Vladimir Herzog. Crime ocorrido há 37 anos. 
São 5 décadas que fechamos os nossos olhos às mortes de adolescentes, às torturas a homens e mulheres, ao massacre que findou a vida de 68 jovens e camponeses nas terras de Araguaia.

Obviamente, é um erro acusar às Forças Armadas como um todo por essa injustiça. A acusação  que se faz é contra quem insiste em fazer da data de horror, uma data de conquista. Isto não inclui só o que esperamos ser uma minoria militar e política, mas também contra cidadãos que negligenciam seu deveres mínimos: fazer com que a memória desse passado permaneça pulsando.


Abaixo, link da reportagem do Jornal O Globo sobre a notificação da OEA ao Brasil sobre a morte do jornalista Vladimir Herzog


quarta-feira, 28 de março de 2012

Foto registra viajante do tempo

Passeando pela internet, achei uma foto que vem causando há um tempo polêmica ainda sem uma resposta definitiva. 
O registro, de 1940, da reabertura da Ponte de South Fork, apresenta uma estranha figura. Um homem de óculos escuros, roupa despojada, segurando uma câmera fotográfica portátil não se encaixaria com o vestuário e os objetos da época. 
Logo que foi exposta, na seção online do Museu Bralorne Pioneer de British Columbia, em 2004, a imagem causou discussão entre os peritos de imagens. Após exames por setores de análises de imagens, como a Error Level Anylisis, ficou estabelecido que a foto era sim original, sem qualquer tipo de alteração.

Fica então a pergunta: seria esse homem um viajante do tempo?



terça-feira, 27 de março de 2012

8 inventores (que você não conhece) que mudaram a sua vida


Essa reportagem não é minha. É de Carolina Vilaverde da Superinteressante. Achei a matéria bem legal e tem a ver com a proposta desse blog. Espero que vocês curtam e agradeçam assim como eu a esse inventores.


Muitos objetos estão tão integrados ao nosso cotidiano que a gente nem se pergunta como eles surgiram. Tudo bem, é normal não questionar o surgimento da descarga, por exemplo. Mas isso tem um lado ruim também, porque inventores importantes que tiveram sacadas geniais para melhorar o nosso dia-a-dia são relegados ao limbo do anonimato. 

8 e 7) Robert Adler e Eugene Polley
Sim, já começamos a lista colocando duas pessoas no lugar de uma. É que foram preciso duas mentes brilhantes para criar este objeto que, com certeza, nos deixou mais preguiçosos. No caso, foram as mentes de Robert Adler e Eugene Pooley, ambos da empresa Zenith Electronics Corporation. Em 1955, Pooley inventou o “Flashmatic”, um controle remoto que mudava os canais com disparos de luz parecidos com um flash. O problema é que qualquer luz parecida que batesse nos sensores da televisão mudava o canal ou desligava o aparelho. Um ano depois, Adler sugeriu a solução: usar sons de alta frequência (ultrassom) para substituir os disparos de luz. Desde então, você nunca mais precisou se levantar para trocar o canal (embora ainda tenha que se esforçar para lembrar onde diabos foi parar o controle remoto).
6) John C. Koss
Esta dica vai especialmente para os DJs do ônibus: já inventaram os fones de ouvido. E faz muito tempo. Este objeto – que parte do pressuposto que ninguém é obrigado a conviver com o gosto musical alheio – foi inventado pelo americano John C. Koss, fundador da Koss Corporation, em 1958. Até hoje a empresa produz os fones. Justiça seja feita: naquela época, os fones já existiam, mas eram usados apenas na área de comunicação. Koss foi pioneiro ao fabricar fones de ouvido capazes de reproduzir tanto notas agudas quanto as graves, o que revolucionou o mundo do áudio e tornou o equipamento ideal para ouvir música.
5) Willis Carrier
Em meses de muito calor, é comum agradecer mentalmente ao santo inventor do ar-condicionado. Mas você sabe quem ele é? O engenheiro americano Willis Haviland Carrier, nascido em 26 de novembro de 1876, é o responsável pela ideia genial. Ele foi contratado para resolver o problema das mudanças de temperatura e umidade do ar em uma indústria gráfica e acabou por desenvolver as bases teóricas do condicionamento do ar. A empresa fundada por ele, a Carrier Corporation, produz e instala sistemas de ar-condicionado até hoje.
4) Ray Tomlinson
O engenheiro americano Raymond Samuel Tomlinson diz que não tinha um objetivo claro quando criou um programa que permitisse que usuários de redes diferentes de computadores trocassem mensagens. Tomlinson inventou o e-mail, em 1971, quando trabalhava na Bolt Barenek e Newmann. A empresa havia ganhado, dois anos antes, uma licitação para desenvolver uma rede de comunicação chamada ARPANET. Durante o processo, o engenheiro teve a sacada de misturar o código de dois programas diferentes e acabou inventando um dos mais importantes meios de comunicação do século XXI. Sorte a nossa!
3 e 2) Baltzar von Platen e Carl Munters
Baltzar von Platen e Carl Georg Munters ainda eram estudantes do Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo, na Suécia, quando inventaram um refrigerador de absorção a gás para fins domésticos, em 1922. Ele funcionava a partir de um processo engenhoso de mudança contínua de estado da amônia, que era usada como gás refrigerante. A geladeira chegou a ser produzida pela empresa AB Artic um ano depois, mas não teve muito sucesso, deixando de ser fabricada na década de 30. Mesmo assim, a ideia de algo mais sofisticado que blocos de gelo para conservar os alimentos já é louvável.
1) Alexander Cummings
Alexander Cummings não é famoso, mas sua invenção é bem íntima de todos nós: é dele a primeira patente registrada de um design de descarga sanitária! Cummings era um matemático, mecânico e relojoeiro escocês, nascido em Edimburgo, no ano de 1733. Ele chegou a escrever livros sobre o funcionamento de relógios e sobre a influência da gravidade, mas foi com a descarga que chegou ao primeiro lugar dessa lista. Afinal, imagine viver em um mundo sem descarga… bem desagradável, não?

segunda-feira, 26 de março de 2012

E do barro fez-se o artista



Considerado um dos maiores artistas populares do nordeste, Mestre Vitalino foi inspiração para muitos artesãos brasileiros que copiavam a técnica de traduzir no barro o duro cotidiano do agreste. Nascido em Caruaru, cidade do interior de Pernambuco, era filho de um lavrador e de uma artesã de panelas.

Foi com a mãe que Vitalino aprendeu a arte de modelar o barro. Aos 6 anos, começou a pegar as sobras das panelas que a mãe fabricava pra construir pequenos animais de fazenda. O que antes era brinquedo para o pequeno menino logo virou mais uma forma de renda para família, que vendia os objetos na conhecida feira de Caruaru.


De animais de fazenda, o jovem Vitalino passou a modelar humanos: homens, mulheres, crianças e famílias, todos personagens do Grande Sertão. Em um das exposições da arte na feira, o pintor Augusto Rodrigues fica encantado com as pequenas esculturas e convida Vitalino para expor o trabalho na 1a Exposição de Cerâmica Pernambucana, no Rio de Janeiro. A partir daí, Vitalino ganha projeção nacional e internacional.


Apesar de, como é de costume, o público brasileiro muitas vezes não conhecer os artistas nacionais, Vitalino tem mais de 100 peças em seu acervo dos mais diferentes tamanhos. Obras como Casa de Farinha, Lampião, Zambumba e Vaquejada que podem ser vistas em museus nacionais como Casa do Pontal, Chácara do Céu, no Rio de Janeiro;  Acervo Museológico UFPE em Recife e em Alto Moura e no Museu do Louvre, em Paris.


domingo, 25 de março de 2012

Arte e vida no museu Casa do Pontal

Pouco conhecido pelos cariocas, o museu guarda a maior coleção de arte popular brasileira

                                                                     Foto: Yasmim Alves

O Museu Casa do Pontal guarda a maior coleção de arte popular brasileira já reunida. Produto de anos de trabalho do designer e colecionador francês Jacques Van de Beuque, a Casa situada em um sítio na Estrada do Pontal, Recreio dos Bandeirantes, promove uma viagem pela diversidade artística do país.

Quem chega à Casa, a sensação é de um retorno ao lar. As cinco mil obras da exposição permanente são resultado de uma pesquisa que já duram seis décadas. São 200 artistas de 24 estados brasileiros que relatam visões da fé, das crenças, dos sonhos e das realidades vividas em cada parte do país. As esculturas, espalhas pelos 1500 m², vão desde pequenos bonecos de barros até as chamadas geringonças - Reprodução de Cenas do dia a dia representadas por bonecos que se movem.

Para quem se propõe a visitar o museu, que funciona de terça a domingo, as produções de Mestre Vitalino, Adalton, Zé Caboclo e Maria da Assunção encantam pelos detalhes das esculturas. Nomes talvez não recorrentes no cotidiano, mas que o artista Jacques Van de Beuque responsável pelo trabalho de coleta, pesquisa e organização das obras soube bem valorizar. O museu ainda hoje conserva a mesma arrumação feita pelo artista falecido há dez anos.


A auxiliar administrativa da Casa do Pontal Maria do Socorro ressaltou a delicadeza e o zelo do artista Jacques em entender e compor o museu com uma cultura que espanta e encanta a todos que visitam.

-- Quando eu cheguei aqui fui logo me apaixonando. É uma arte que conta a história da gente. O trabalho que o seu Jacques realizou foi sem perspectivas de que receberia algo em troca, ele fez por algo maior. Não tinha ambição, mas amor pelo que estava fazendo – declara Maria do Socorro.

Hoje, o Museu, que continua nas mãos da família Van Beuque, tem buscado ampliar os esforços pela disseminação da arte popular brasileira. Projetos sócio-educacionais têm sido feitos nas escolas. Além de exposições itinerantes que são realizadas em centros artísticos.

-- É sempre uma emoção porque a gente leva para esses centros culturais mais afastados obras que eles possivelmente não teriam oportunidade de vir até aqui no museu ver. Então é magnífico observar as crianças e até mesmo adultos se encantando com aquele conjunto de obras que está ali -- conclui o produtor do Museu Sérgio Allison.








                                                                           Diretora Ângela Mascelani 

A diretora da Casa do Pontal Ângela Mascelani ressaltou que a vida do Museu se faz não mais com a riqueza de obras que possui, mas com a riqueza de aprendizado que leva a outras pessoas através dos trabalhos sociais realizados.

-- A geração que cuida do museu agora é uma geração da educação. Hoje nós temos um olhar plural de uma instituição vinculada não só a difusão e conhecimento desse acervo, mas também há um aprofundamento sobre o pensamento do que é o artista, o que vem a ser arte popular ou não. E até mesmo o que é arte.

O Museu é aberto de terça a domingo, das 9h30 às 17h. O valor do ingresso é de R$ 4. A Casa também atende a atividades sob-reserva.








sábado, 24 de março de 2012

Mexe a cadeira


O jeito irreverente, a voz soturna e a batida dançante fizeram com que o cantor paulistano Vinny alcançasse o estrelato no final dos anos 90. Rits como Heloísa, mexe a cadeira, Skake bom e Te encontrar de novo caíram na graça do público que cantava e dançava nos embalos das pistas de danças.
E apesar de não figurar mais tanto na chamada grande mídia, o cantor, que é também filósofo e psicólogo, prova que obviedades não fazem parte do roteiro de sua vida. Desde que começou a carreira de músico no conjunto Hay Kay, Vinny não saiu mais do cenário musical lançando quase um álbum a cada ano. Com ritmos que desfilam do rock, Indie até a música eletrônica que o consagrou nas lembranças dos fãs.
Confira, em entrevista exclusiva, os projetos, os trabalhos e os sonhos desse peculiar artista  que prova que com determinação não há projetos que não se realizem.

Durante todos esses anos dedicados à musica, o que você pode dizer que ela trouxe para você?

Vinny:  Desde muito novo eu sabia o que queria fazer como profissão. A música me trouxe, além de realização profissional e grana, a chance de correr o mundo fazendo o que mais gosto: tocar! Já rodei o Brasil umas três vezes com turnês gigantes. E posso dizer que conheço o nosso país como poucos!

Não é muito comum músicos seguirem áreas tão distintas como no seu caso que estudou direito, psicologia e filosofia. Mais do que conhecimento, o que você busca com esses aprendizados? E como essas áreas ajudaram e ajudam na formação do artista Vinny?

Vinny: Na verdade, Direito e Psicologia, pode-se dizer que foram arroubos da minha juventude!(risos) Foi o medo de não ter um diploma ou uma profissão acadêmica. Hoje, vejo essa insegurança     como algo que herdamos de outras gerações ou expectativas depositadas em nós por nossos pais e amigos. Conhecimento é sempre útil. Como professor de Filosofia, quero desafios mais difíceis. Vou começar em julho um mestrado em Ciências Sociais na Universidad La Matanza, em Buenos Aires /AR. Sou um "amante da sabedoria"(Philo-Sophia). Faz uma referência a etimologia da palavra grega que significa amor à sabedoria.

Músicas como Heloísa, mexe a cadeiraShake boom e Te encontrar de novo deram a cara do artista Vinny para o público brasileiro.  Nos últimos anos, no entanto, suas músicas ficaram um pouco menos evidente para o grande público. Como você explicaria essa aparição mais modesta? 
V: A carreira de um artista, com raríssimas exceções, é marcada por essas curvas horizontais! Altos e baixos. Tive muitos altos, mas tive muitos baixos também. E a qualidade do trabalho, não está necessariamente relacionada com essas curvas! Meu melhor disco, na minha opinião, ainda está por vir.O fato de estar me dedicando a uma música menos comercial, e ser dono do meu próprio selo, me deram uma liberdade que nunca tive antes! Claro que vou errar mais do que antes, mas essa é a parte mais enriquecedora do caminho. Meu próximo disco será em inglês e produzido somente em VINIL (risos)


Qual o momento da sua carreira você mais destacaria?
V: Todos...até os menos representativos. Cada show, cada gravação... fizeram de mim o que sou hoje como músico. Tocar no Rock`n Rio na edição anterior foi bem legal, mas tocar em Tóquio para um público que não me conhecia, foi genial!

Quais são os seus projetos, hoje, tratando-se  da vida pessoal?  
V: Quero conhecer a Grécia, mas não de uma forma superficial. Quero conhecer cada pedra daquele país inspirador e milenar!


Abaixo, separei a música que projetou o artista no cenário musical brasileiro. Vale a pena conferir. E para quem não entendia a letra quando criança, talvez agora faça mais sentido.


quarta-feira, 21 de março de 2012

Em memória de João


Há cinco anos, um menino de apenas seis anos foi morto de forma brutal. Preso pelo cinto de segurança, ele seria arrastado por 7 km durante 10 minutos. Difícil imaginar a cena e não ficar horrorizado. Os responsáveis pela barbárie que matou o menino João Hélio, na época, eram garotos entre 16 e 18 anos. A crueldade na forma em que agiram fez com que o país parasse para discutir a diminuição da maioridade penal, que, apesar dos debates, permaneceu 18 anos.

Ontem, por mais uma vez, Ezequiel Toledo da Silva, um dos acusados da morte de João foi preso. Para aqueles que são a favor da diminuição da idade penal, o fato só reforçaria o argumento de que vilania não tem idade mínima. Os contra apontariam as falhas de um sistema que aplica penas que não levem em consideração o resgate dos indivíduos para o social, mas somente focaria nas punições paliativas. Verdade é que passados cinco anos ficam as certezas de que em ambos os lados: vítima (João) e assassinado (Ezequiel) duas infâncias se perderam, só não sabemos dizer quanto ao último: onde.



 Abaixo, reportagem publicada no Jornal O Globo em 20 de março de 2012.

RIO - Ezequiel Toledo da Silva, de 21 anos, condenado por participar da morte do menino João Hélio Fernandes Vieites, em fevereiro de 2007, foi preso na manhã desta terça-feira em Iguaba, na Região dos Lagos. Segundo a delegada titular da 129ª DP (Iguaba), Janaína Cristina Peregrino, ele é acusado de posse ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e associação para o tráfico, corrupção ativa e receptação. Junto com Ezequiel, foi presa ainda sua companheira, Verônica Margarita Camelo Lopes, de 20 anos.
Segundo a Polícia Civil, Ezequiel não possuía passagens pela polícia como maior de idade. Ele, no entanto, cumpriu três anos de medida socioeducativa após a morte de João Hélio. Em 2010, já com 19 anos, foi solto três dias após o aniversário do crime, e pouco tempo depois, incluído no programa do Governo Federal de Proteção a Menores Ameaçados de Morte. A decisão causou polêmica.
Além de ser acusado da morte do menino João Hélio, o rapaz tem outras quatro passagens na polícia, todas durante sua internação. Em uma delas, foi apontado como integrante de um grupo de menores que tentou matar um agente de disciplina na João Luiz Alves. De acordo com o registro, no dia 16 de fevereiro de 2008 — um ano após a morte de João Hélio —, o bando tentou asfixiar o agente com três tiras de pano e cordas. No dia seguinte, o condenado e outros colegas tentaram fugir, organizando um motim. Em agosto do mesmo ano, outra tentativa de fuga foi registrada, dessa vez no Centro de Atendimento Intensivo Belford Roxo (CAI Baixada).
Preso pelo cinto de segurança, João Hélio Fernandes foi arrastado, pendurado do lado de fora do carro, pelas ruas de quatro bairros da Zona Norte, na noite de 7 de fevereiro de 2007. Em alta velocidade, os assaltantes percorreram sete quilômetros de Oswaldo Cruz até Cascadura, em cerca de dez minutos. Eles renderam a mãe de João, Rosa Cristina Fernandes, de 41 anos, com uma arma de brinquedo, num sinal de trânsito nas esquinas entre as ruas João Vicente e Henrique de Melo, em Oswaldo Cruz. Rosa e a filha mais velha, Aline, então com 13 anos, saíram do Corsa, mas a mãe não conseguiu tirar o filho do banco de trás.
Na época, a comoção nacional com a morte do menino levou o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, ao cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap. Ele esteve no velório, prestando solidariedade à família. Beltrame classificou o crime de bárbaro e admitiu que era preciso rever o policiamento na cidade, garantindo que aumentaria o efetivo. O secretário afirmou que o plano de segurança para o Rio deveria ser feito a longo prazo.
O então comandante-geral da PM, coronel Ubiratan Ângelo, também esteve no velório. No enterro, ele disse que o fato de os bandidos terem passado por quatro bairros com a criança sendo arrastada por fora do carro não demonstrava falta de policiamento nas ruas. À época, a região de Oswaldo Cruz, Madureira, Campinho e Cascadura, que integra a 9ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), registrava um dos maiores índices de roubos de carro do estado.


terça-feira, 20 de março de 2012

Your majesty

Depois da visita do príncipe Harry ao Brasil muitas candidatas à princesa vislumbraram a possibilidade de ter o seu " era uma vez...". E para aumentar as possibilidades daquelas que sonham com a realeza, o Lugar de Memória foi buscar outros príncipes, nem tão lembrados pela mídia assim, mas que encantam em seus  respectivos países com seu charme, poder e riqueza.

Mas como esse é um blog de memória, de história. No final, vocês vão poder encontrar um pouquinho da história de como esses países mantêm ainda  hoje a monarquia.

Quem abre a lista dos bons partidos é o príncipe sueco, de 32 anos, Carl Philip. Carl, ou Carlos,  divide os deveres reais com seu pai, rei Carlos XVI Gustavo da Suécia, e com sua irmã mais velha Princesa Vitória da Suécia. Carl é formado em uma importante faculdade de design gráfico, além de ser tenente da marinha sueca.
Praticante de esportes de inverno, Carl atualmente namora a polêmica Sofia Hellqvist, modelo que já pousou nua.





O próximo da lista é Andrea Casiraghi, de 27 anos, filho da princesa Caroline de Mônaco. Ele é o segundo na linha de sucessão monegasco. Andrea é formado em artes visuais e em relações internacionais. Poliglota, fala francês, inglês , alemão e italiano. O princípe também é famoso pelas luxuosas mansões que possui em Mônaco e na França.












Adiante... Na Dinamarca, ele é denominado oficialmente Sua Alteza Real o Príncipe Philippos da Grécia e Dinamarca.  Philippos, de 24 anos, é o filho mais novo do rei grego deposto, Constantino II. No entanto, se a sua única intenção em se casar com um príncipe é para torna-se princesa, ao escolher o grego você pode se frustrar. Philippos talvez nunca chegue a ser príncipe de fato, porque há 35 anos a monarquia grega foi abolida. Mas a boa notícia é de que de todos os príncipes, Philippos é certamente um dos menos baladeiros.



O próximo é Amedeo Marie Joseph Carl Pierre Philippe Paola Marcus d'Aviano ou, simplesmente, Amadeo da Bélgica. Considerado um gentleman por aqueles que o conhece de perto, Amadeo, 25 anos, passou por rigorosos testes militares antes de se tornar reservista da tropa belga. O príncipe é conhecido por sua inteligência e patriotismo.




Por fim, também bastante cotado está o príncipe das Arábias, ou melhor, dos Emirados Árabes Hamdan Bim Mohammed, vulgo Fazza. Com 29 anos, Fazza é chefe do Conselho Executivo de Dubai, além de ser um esportista. O xeque,         (sheik em inglês), chegou a conquistar uma medalha de ouro em Hipismo durante os jogos asiáticos. Ele é também paraquedista e jogador de vôlei de praia. 
Os dotes do príncipe não para por aí. Poeta gosta de escrever versos que falem principalmente sobre: amor, é claro!









História das Monarquias

Suécia Monarquia da Suécia é uma monarquia constitucional.  Desta forma, o Rei, como chefe de Estado, é o mais alto cargo público do país. De acordo com a Lei de Sucessão sueca de 1810, o posto deve ser herdado entre os integrantes da Casa de BernadotteA Suécia foi um reino desde os tempos pré-históricos. Já no primeiro século,Tácito escreveu que o Suiones tinha um rei. 
      Originalmente, o rei sueco tinha pouco poder,  que era restrito às funções de um warchief, juiz e sacerdote, no templo de Uppsala . No entanto, com  a expansão do cristianismo, no século XI, o poder do rei vai sendo fortalecido.
     A dinastia Bernadotte, presente no governo há 200 mil anos, vai ser estabelecida durante as Guerras Napoleônicas, através da Constituição de 1809 e da Lei de Sucessão de 1810 em uma revolução sem derramamento de sangue.

Mônaco  -  O Principado de Mônaco é um micro-estado situado no sul da França. Foi fundado em 1297 pela família Grimaldi e há sete séculos permanece no poder. O principado foi anexado à França durante a Revolução Francesa o que fez com que a monarquia perde-se em parte a soberania na região que só vai ser resgata com o Congresso de Viena ratificado em 1861.
       Nesta época, O príncipe-soberano Carlos III decide atrair a alta sociedade internacional para contribuir com o progresso econômico do principado. E, em 1863, vai ser aberto o primeiro casino. Em 1911, o príncipe Alberto I estabelece que a política monegasca estaria alinhada à da França, da mesma forma que os interesses militares e econômicos, bem como que, caso a família Grimaldi não continue a sua linhagem, o principado será absorvido pela França.

Dinamarca - A mais antiga monarquia da Europa tem em sua linhagem os reis Vikings Gorm o Velho e Harald Bluetooth do século X. No Reino da Dinamarca, todos os membros da dinastia governante que detêm o titulo de Príncipe ou Princesa da Dinamarca são membros da família real dinamarquesa. Tal como acontece com outras monarquias europeias, distinguir quem é membro da Família Real nacional é difícil devido à falta de definição legal.
A Lei Dinamarquesa de Sucessão , adotada em 27 de março de 1953, restringe o trono aos descendentes de Cristiano X e sua esposa Alexandrina de Mecklenburg-Schwerin, através de casamentos aprovados.  A sucessão do trono deve ocorrer por meio da  primogenitura igualitária, isto é, sucede ao trono o filho mais velho dos reis independente do sexo.

Emirados Árabes -  Os Emirados Árabes Unidos consistem de uma federação de sete emirados localizados no Golfo Pérsico, são ele :Abu DabiDubaiSharjahRas Al KhaimahUmm Al QwainAjman e a FujairahCada emirado é uma monarquia controlada por uma família real, com uma certa soberania sobre o território regional.  
         No início da década de 1960, o petróleo foi descoberto em Abu Dhabi, um evento que levou a rápidos rumores de unificação feitos pelos xeques . Para atender aos interesses dos sete emirados, os xeques decidiram formar um conselho para coordenar as questões entre eles e tomar conta do programa de desenvolvimento.  A partir de então, a cada 5 anos o conselho de emires se reúne para eleger um Presidente e um vice dentre eles para governar a federação.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Os virais que bombaram no You Tube nos últimos 5 anos

Talvez você nem se lembre mais deles.  No entanto, esses cinco vídeos do You Tube chegaram a marca de 100 milhões de visualizações. O site da Superinteressante fez uma lista com as os virais que bombaram nos últimos cinco anos.
Vale a pena a lembrança dos vídeos que estarreceram, causaram boas risadas ou mesmo emocionaram.

5) David depois do dentista (David After Dentist)
Quanto tempo levou para chegar às 100 milhões de visualizações: 359 dias
Um garotinho sai do dentista e, ainda sob o efeito da anestesia, fala coisas sem sentido como “isso é a vida real?”. O vídeo fez sucesso na internet em 2009 e ainda levantou polêmica. Teve gente que achou de extremo mau gosto o fato de um pai ter se aproveitado do estado do filho para filmá-lo e expô-lo diante de milhões de pessoas. Mesmo assim, o vídeo ganhou inúmeras paródias e marcou a história dos vídeos virais online. Até chegar às 100 milhões de visualizações, lá se foi quase um ano.

4) Jeff Dunham: Achmed, o terrorista morto (Jeff Dunham: Achmed The Dead Terrorist) Quanto tempo levou para chegar às 100 milhões de visualizações: 165 dias

Em 2007, o comediante norte-americano Jeff Dunham, conhecido por seus quadros de stand-up, colocou na internet o vídeo “Achmed, o terrorista morto”. O personagem é um homem-bomba que Dunham utiliza para satirizar o terrorismo. Enquanto a guerra ao terror esquentava no Oriente Médio, milhões de pessoas se divertiam com a sátira no Youtube.
 
3) Rebecca Black: Friday 
Quanto tempo levou para chegar às 100 milhões de visualizações: 45 dias

Nem mesmo a mãe de Rebecca Black - que pagou pela produção do videoclipe - imaginou que o vídeo fosse se tornar um dos mais vistos do Youtube. Infelizmente, não foi pela qualidade da música. A música “Friday”, que tem mais de 430 milhões de exibições no YouTube, ganhou a atenção em 2011 e foi considerada por muita gente como a pior de todos os tempos. Um mês e meio depois, chegou à marca das 100 milhões de visualizações. Vai perder a chance de relembrar este ícone?
2) Susan Boyle: Britain’s Got Talent 
Quanto tempo levou para chegar às 100 milhões de visualizações: 9 dias 

Susan Boyle surpreendeu os jurados do reality show Britain’s Got Talent ao cantar a música “I Dreamed a Dream” no palco. O vídeo do teste da britânica no programa de calouros viralizou em 2009 e Susan virou celebridade no mundo todo. Foram apenas 9 dias para que o vídeo chegasse às 100 milhões de exibições. Depois de todo o sucesso no programa, a cantora já lançou três álbuns e foi indicada a dois Grammys.

1) Kony 2012 
Quanto tempo levou para chegar às 100 milhões de visualizações: 6 dias

O documentário “Kony 2012″ faz parte de uma campanha realizada pela ONG Invisible Children para denunciar os crimes de Joseph Kony, líder da guerrilha que atua em Uganda, o LRA (Lord’s Resistance Army. Em português, Exército de Resistência do Senhor). Ao longo dos últimos 25 anos, ele teria forçado 60 mil crianças a se tornarem soldados armados e escravos sexuais na África. Apesar da rápida expansão, o vídeo também fez surgir muitas críticas com relação à atuação da organização. Hoje, a campanha tem mais de 112 milhões de visualizações e 860.000 comentários. Já viu o vídeo?

domingo, 18 de março de 2012

O poema de amor mais antigo remonta a 2 mil a.C


    Com seis centímetros de largura e dez cm de altura, o poema de amor mais antigo já encontrado cabe na palma da mão. As 29 linhas, em escrita cuneiforme, foram desenhadas sobre uma tabuleta de argila e resistem por mais de quatro mil anos.

    A tábua cuneiforme, em exposição no Museu Arqueológico de Istambul, foi encontrada em 1880, em Nippur, uma área que hoje é o Iraque. Durante muitos anos esteve esquecida em um canto modesto do museu até ser colocado em evidencia por uma empresa publicitária em comemoração ao Dia dos Namorados. Hoje, é o centro das atenções dos turistas que visitam o espaço.

     O poema, que remonta 2.025 a.C, foi feito para o Rei Shu Sin (2037 a 2029 a.C) quarto governante da terceira dinastia de Ur. Segundo historiadores, as palavras de amor foram feitas para celebrar o casamento entre o Rei e a deusa suméria do amor e da fertilidade, Inanna, representada por uma sacerdotisa. Durante o festejo, o poema teria sido entoado como forma de celebrar a união divina. O ritual acontecia no início de um novo ano na Mesopotâmia, que cai em torno do equinócio de primavera.

     Até hoje, não se sabe quem foi o autor, um dos primeiros a expressar o sentimento em palavras. Pelo que parece irá permanecer como um mistério assim como o assunto que o poema trata: o amor

Noivo caro, ao meu coração,
Agradável é a tua beleza, doce e mel 
Leão caro ao meu coração,
Agradável é a tua beleza, doce e mel.

Tu cativaste-me, deixe-me permanecer tremendo perante ti,
Noivo, eu deixaria que me levasse para o quarto,
Tu cativaste-me, deixa-me permanecer tremendo perante ti,
Leão, eu deixaria que me levasse para o quarto.

Noivo, Deixa que te acaricie,
A minha preciosa caricia é mais saborosa do que o mel,
No quarto, o mel corre,
Disfrutemos a tua agradável beleza,
Leão, deixa-me acariciar-te
A minha preciosa caricia é mais saborosa do que o mel.

Noivo, tu de mim tomaste o teu prazer
Diz á minha mãe, ela far-te-á gentilezas,
O meu pai, ele dar-te-á presentes.

O teu espírito, eu sei onde recriar o teu espírito,
Noivo, dorme na nossa casa até ao amanhecer,
O teu coração, eu sei onde alegrar o teu coração,
Leão, dorme na nossa casa até ao amanhecer.

Tu, por que me amas,
Dá-me o favor das tuas carícias,
Meu senhor deus, meu senhor protetor,
Meu Shu-Sin, que alegra o coração Enlil
Dá-me o favor das tuas carícias,

O teu lugar agradável como mel, por favor estende (a tua) mão sobre ele
Traz (a tua) mão sobre ele como um traje gishban,
Cola (a tua) mão sobre ele como um traje gishban-sikin,