sábado, 28 de abril de 2012

Caverna do Dragão: o fim


Conheça um pouco mais da história do desenho  de grande sucesso e a versão do roteirista do desenho para o final  da história.

"Este episódio foi escrito de forma que tivesse um duplo sentido, ambíguo e triunfante: se o desenho não continuasse, o final seria satisfatório; se continuasse, o episódio serviria de trampolim para uma nova direção".

Michael Reaves

Uma dos desenhos de maior sucesso no Brasil, a Caverna do Dragão foi uma série de animação co-produzida  pela Marvel Productions, TSR, e Toei Animation. Inspirada no famoso RPG "Dungeons  and Dragons", que dá nome ao desenho na versão americana, a série teve três temporadas transmitidas originalmente entre os  anos de 1983 e 1985 pela rede norte-americana  de televisão CBS. No Brasil, o desenho é transmitido pela Rede Globo desde os anos 80. Atualmente, limitando-se a algumas reprises.



O seriado conta a história de um grupo de jovens em um parque de diversão que, durante o passeio, em uma montanha russa, acabam  sendo teletransportados  por um portal para um outro mundo de fantasia medieval. Lá, portando armas mágicas,  passam a receber instruções do Mestre dos Magos, uma espécie de conselheiro e entidade boa. Na  tentativa de encontrar o caminho de volta para a casa, acabam tendo que  enfrentar  em diferentes momentos o Vingador,  um ser maléfico, de um chifre só, que tentar de todo jeito roubar as armas mágicas para destruir o Mestre dos Magos e assumir o poder do mundo. No reino da fantasia, também vive a criatura de nome Tiamat, um dragão de cinco cabeças, que guarda o cemitério dos ossos de antigos dragões. Depois do Mestre do Magos, Tiamat é a única criatura que o vilão  Vingador teme.

Para muitos fãs,  as lembranças da série não  ficam somente nos inesquecíveis personagens, mas também de uma história sem fim. Apesar de muitas versões criadas, a Caverna do Dragão nunca teve o final gravado. O que levou  a criação de diversos boatos. Em um deles, os personagens estariam mortos e o Vingador e o Mestre dos Magos seriam a mesma figura maléfica, que queria, na verdade, punir os jovens por não serem boas pessoas no mundo real. Ainda segundo essa versão, a história seria tão sombria a ponto de a CBS decidir cancelar a exibição.

Em  um outra teoria, os papéis do Mestre e do Vingador se  inverteriam, sendo o último o verdadeiro mocinho. Mais do que isso, a unicórnio Uni seria uma figura diabólica mandada pelo Mestre para impedir que os jovens retornassem para casa. Na história, por diversas vezes, o animal foi  o responsável por impedir o grupo de chegar  ao lar.

Nenhum desses boatos, no entanto, foi confirmado pelos diretores e produtores na época que chegaram a fazer algumas declarações sobre o boato, conforme foi publicado, em reportagem de 2005, pela revista Herói.

-- Não há verdade alguma nisso. Nenhum episódio assim foi produzido. Tiamat não é um anjo e nem ajuda de maneira nenhuma -- explica Gary Gyrax, produtor e criador de Caverna do Dragão.

O roteirista Mark Evanier também  fala da  inexistência da macabra versão.

-- Isto é completamente falso! Apesar de vários finais possíveis terem sido discutidos, nenhum último episódio foi realmente produzido --  declara  Evanier.
Não há um verdadeiro final para história. O roteiro escrito, em 1985, por Michael Reaves, com o  título Requiem,  é o que mais se aproxima de um fim para o desenho. Mas para a surpresa don próprio roteirista não foi aprovado pelos produtores que, ao final do terceiro ano, decidiram cancelaram o seriado sem motivos claros. 






Um comentário: