segunda-feira, 4 de junho de 2012

O Amante Casanova


No dia 4 de junho de 1798, na República Tcheca, morria Giacomo Casanova. O já famoso escritor entrou para a história não pelas aventuras escritas, mas pelas aventuras vividas. O libertino colecionador de mulheres, percorria as noite por bordéis londrinos atrás de amores. Teria tido caso com mais de 60 meretrizes.

Nascido na Itália, em 1725, Casanova foi criado pela avó, enquanto a mãe, uma atriz com 17 anos, percorria a Europa em turnês. A aversão a uma vida aprisionante fez com que Giacomo abandonasse as duas possíveis carreiras profissionais que começou: a militar e a eclesiástica. 

Filme Casanova com Heath Ledger
Conhecido pela sagacidade e inteligência, Casanova, após cinco anos de prisão por causa de escândalos públicos, foge da Itália e dá sequência a uma série de viagens para conhecer grandes nomes da época, como Mozart e Voltaire.

Com o envelhecimento, decide finalmente parar em um lugar, arrumando emprego de bibliotecário na República Tcheca. No local, irá dedicar os últimos anos de sua vida para escrever o romance Isocameron  e as suas memórias, Histórias de Minha Vida, que se constituem em um fascinante relato da época. Desde a publicação da obra, em 1822, várias edições foram feitas. O original de toda a obra só seria publicado em 1960.



Nenhum comentário:

Postar um comentário