sábado, 24 de março de 2012

Mexe a cadeira


O jeito irreverente, a voz soturna e a batida dançante fizeram com que o cantor paulistano Vinny alcançasse o estrelato no final dos anos 90. Rits como Heloísa, mexe a cadeira, Skake bom e Te encontrar de novo caíram na graça do público que cantava e dançava nos embalos das pistas de danças.
E apesar de não figurar mais tanto na chamada grande mídia, o cantor, que é também filósofo e psicólogo, prova que obviedades não fazem parte do roteiro de sua vida. Desde que começou a carreira de músico no conjunto Hay Kay, Vinny não saiu mais do cenário musical lançando quase um álbum a cada ano. Com ritmos que desfilam do rock, Indie até a música eletrônica que o consagrou nas lembranças dos fãs.
Confira, em entrevista exclusiva, os projetos, os trabalhos e os sonhos desse peculiar artista  que prova que com determinação não há projetos que não se realizem.

Durante todos esses anos dedicados à musica, o que você pode dizer que ela trouxe para você?

Vinny:  Desde muito novo eu sabia o que queria fazer como profissão. A música me trouxe, além de realização profissional e grana, a chance de correr o mundo fazendo o que mais gosto: tocar! Já rodei o Brasil umas três vezes com turnês gigantes. E posso dizer que conheço o nosso país como poucos!

Não é muito comum músicos seguirem áreas tão distintas como no seu caso que estudou direito, psicologia e filosofia. Mais do que conhecimento, o que você busca com esses aprendizados? E como essas áreas ajudaram e ajudam na formação do artista Vinny?

Vinny: Na verdade, Direito e Psicologia, pode-se dizer que foram arroubos da minha juventude!(risos) Foi o medo de não ter um diploma ou uma profissão acadêmica. Hoje, vejo essa insegurança     como algo que herdamos de outras gerações ou expectativas depositadas em nós por nossos pais e amigos. Conhecimento é sempre útil. Como professor de Filosofia, quero desafios mais difíceis. Vou começar em julho um mestrado em Ciências Sociais na Universidad La Matanza, em Buenos Aires /AR. Sou um "amante da sabedoria"(Philo-Sophia). Faz uma referência a etimologia da palavra grega que significa amor à sabedoria.

Músicas como Heloísa, mexe a cadeiraShake boom e Te encontrar de novo deram a cara do artista Vinny para o público brasileiro.  Nos últimos anos, no entanto, suas músicas ficaram um pouco menos evidente para o grande público. Como você explicaria essa aparição mais modesta? 
V: A carreira de um artista, com raríssimas exceções, é marcada por essas curvas horizontais! Altos e baixos. Tive muitos altos, mas tive muitos baixos também. E a qualidade do trabalho, não está necessariamente relacionada com essas curvas! Meu melhor disco, na minha opinião, ainda está por vir.O fato de estar me dedicando a uma música menos comercial, e ser dono do meu próprio selo, me deram uma liberdade que nunca tive antes! Claro que vou errar mais do que antes, mas essa é a parte mais enriquecedora do caminho. Meu próximo disco será em inglês e produzido somente em VINIL (risos)


Qual o momento da sua carreira você mais destacaria?
V: Todos...até os menos representativos. Cada show, cada gravação... fizeram de mim o que sou hoje como músico. Tocar no Rock`n Rio na edição anterior foi bem legal, mas tocar em Tóquio para um público que não me conhecia, foi genial!

Quais são os seus projetos, hoje, tratando-se  da vida pessoal?  
V: Quero conhecer a Grécia, mas não de uma forma superficial. Quero conhecer cada pedra daquele país inspirador e milenar!


Abaixo, separei a música que projetou o artista no cenário musical brasileiro. Vale a pena conferir. E para quem não entendia a letra quando criança, talvez agora faça mais sentido.


2 comentários:

  1. Se seu blog não se chamasse "Lugar de memória", poderia ser "Ploc anos 90" rsrsrs

    Algumas pessoas mais velhas gostam de dizer que a década de 90 foi perdida.
    Eu não concordo...
    Do mesmo modo que produzimos tantas coisas non sense hoje, nos anos 70, 80 também se produziu.
    By the way, mandou muito bem com a entrevista do Vinny. Engraçado descobrir que ele já fez filosofia, psicologia e vai pra um mestrado agora!

    PS: Seu blog está virando uma formiguinha. Cada post seu me dá vontade de fazer um também! hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Se quiser ele pode me levar pra conhecer a Grécia com ele! hahaha

    ResponderExcluir