quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cientistas apontam que lua teria influência no acidente com o Titanic



Artigo do jornal  La Vanguardia






O naufrágio do famoso transatlântico, em abril de 2012, continua sendo objeto de análise e investigações de todo o tipo. Agora, astrônomos da Universidade do Texas-San Marcos realizaram, no mês de março, um estudo que propõe uma nova causa para a tragédia. O resultado, embora curioso, mas nem por isso menos relevante, atribui à Lua parte da culpa pelo choque contra um grande iceberg que fez com que o navio naufragasse.

Após um grande trabalho científico investigativo (nas palavras dos autores do artigo, publicado na Sky & Telescope), chegou-se à conclusão que durante o mês de janeiro de 1912, poucos meses antes do acidente, a Lua e o Sol se alinharam e, ao mesmo tempo, a Lua teve a sua maior aproximação com a Terra em 1.400 anos, tendo seu pico ocorrido aos seis minutos da Lua Cheia, e um dia depois que a Terra teve seu momento de maior aproximação ao Sol. Estas condições, juntamente com um grau de coincidências beirando o impossível, teriam gerado uma maré excepcionalmente alta que, entre outras coisas, fez com que grandes icebergs perto da superfície se desprendessem e se deslocassem, acompanhando as correntes oceânicas do sul.

Por esse motivo, os cientistas acreditam que, embora a causa direta do naufrágio do Titanic tenha sido sua colisão com um iceberg, teria sido a posição incomum da Lua o que causou o aparecimento de uma grande quantidade de blocos de gelo, ou seja, as probabilidades de que esse acidente pudesse ocorrer naquele exato momento eram muito elevadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário