domingo, 15 de abril de 2012

A última sobrevivente do Titanic



Millvina Dean, última sobrevivente do naufrágio do transatlântico Titanic, morreu em um domingo do mês de maio há quase três anos, em um asilo de Hampshire, no sudeste da Inglaterra, aos 97 anos. 



Matéria publicada no site Oglobo no dia 31 de maio de 2009. (Abaixo, entrevista da sobrevivente ao Fantástico em 1995)

Ela tinha apenas 9 semanas de vida quando o navio afundou, depois de se chocar contra um iceberg no dia 15 de abril de 1912, e era a mais jovem passageira a bordo.
O desastre causou a morte de 1.517 pessoas, principalmente porque não havia botes salva-vidas suficientes. Entre as vítimas, estava o pai de Millvina Dean, Bertram. Sua mãe e irmã também sobreviveram e voltaram para Southampton, o porto de partida do navio, onde Dean passou a maior parte de sua vida.

Recentemente, ela começou a ter dificuldades em pagar pelo quarto que ocupava no asilo e já tinha uma dívida de 3 mil libras, o equivalente a quase R$ 10 mil. Ela começou então a vender suas relíquias relacionadas ao Titanic para angariar fundos, entre elas a bolsa de pano que foi usada em seu resgate.

Os atores Kate Winslet e Leonardo de Caprio, estrelas do filme Titanic, de 1998, deram ajuda financeira à sobrevivente, assim como o diretor do longa, James Cameron, doando dinheiro para um fundo criado por amigos de Millvina Dean.

Apesar de não ter lembranças do desastre, ela sempre disse o naufrágio mudou sua vida, já que ela deveria ter crescido nos Estados Unidos em vez da Grã-Bretanha. Outro bebê, de 11 meses, estava a bordo do Titanic quando ele afundou, Barbara Joyce West. Ela faleceu em outubro de 2007, deixando Dean como a última sobrevivente do Titanic.


Alguns erros da reportagem da TV Globo

1- O Titanic não foi o primeiro navio a mandar um SOS.  A primeira mensagem de socorro usando as letras, por rádio,  foi feita pelo navio Arapahoe, que se encontrava perdido ao norte do continente americano em 1909
2 - SOS não significa "Save Our Souls" ("Salve nossas almas") conforme informa a matéria. Essas e outras associações às letras como "Save Our Seamen" ("Salve nossos marinheiros"), "Save Our Ship" ("Salve nosso Navio") ou "Survivors On Shore" ("Sobreviventes na costa") foram dadas a fim de facilitar a lembrança da ordem das letras. Sendo um código, SOS não tem significado.
3- O navio não bateu em um iceberg às 23h45, mas às 23h35.

Nenhum comentário:

Postar um comentário