terça-feira, 10 de abril de 2012

Yesterday para sempre hoje



Yesterday é simplesmente a canção mais regravada de todos os tempos segundo o Guiness Book e a Revista Rolling Stones. Lançada no álbum Help!  dos Beatles, a canção foi fruto dos sonhos de Paul McCartney em uma manhã de maio há 47 anos. A letra seria composta, no mesmo ano de 65, na ida de Paul a Portugal. De lá pra cá, teria sido gravada mais de três mil vezes por artistas como Frank Sinatra, Ray Charles, Elvis Presley, Plácido Domingo, Simone de Oliveira entre outros. 

A canção tem como pano de fundo um amor do passado que sobrevive nas lembranças do presente. No livro Roberto Carlos em detalhes, o autor Paulo César  de Araújo narra como teria sido o momento que McCartney teria criado uma de suas obras-primas.

"Numa manhã de maio de 1965, Paul acordou com uma melodia na cabeça que tinha todo o frescor de um sonho. Imediatamente ele foi para o piano que havia no seu quarto em Wimpole Street, em Londres, e tocou a música inteirinha, completa, com primeira e segunda parte. Ainda não tinha letra e ele a chamou de Scrambled eggs. Mas Paul ficou encucado, achando que já tinha ouvido aquela melodia em algum lugar. Então passou vários dias mostrando para os amigos e perguntando se eles já não a conheciam. Não, ninguém nunca tinha escutado aquilo antes." *


Abaixo, letra de Yesterday e algumas versões gravadas da canção.

Yesterday                                                              Ontem
All my troubles seemed so far away                       Todos os meus problemas pareciam tão distantes
Agora parece que eles vieram pra ficar                 Now it looks as though they're here to stay
Oh, eu acredito no passado                                   Oh, I believe in yesterday


De repente                                                            Suddenly
Não sou metade do homem que costumava ser    I'm not half the man I used to be
Existe uma sombra pirando sobre mim                  There's a shadow hanging over me
Oh,ontem veio de repente                                     Oh, yesterday came suddenly


Porque ela teve que ir eu não sei                          Why she had to go I don't know
Ela não me disse                                                    She wouldn't say
Eu disse algo errado e agora eu sinto falta            I said something wrong now I long
Do ontem                                                                For yesterday


Ontem                                                                     Yesterday
O amor era um jogo fácil de se jogar                      Love was such an easy game to play
Agora eu preciso de um lugar pra me esconder     Now I need a place to hide away
Oh, eu acredito no passado                                    Oh, I believe in yesterday


Porque ela teve de partir eu não sei                       Why she had to go I don't know
Ela não me disse                                                     She wouldn't say
Algo errado e agora eu sinto falta                            I said something wrong now I long
Do ontem                                                                   


Ontem                                                                      Yesterday
O amor era um jogo fácil de se jogar                       Love was such an easy game to play
Agora eu preciso de um lugar pra me esconder      Now I need a place to hide away
Oh, eu acredito no passado                                     Oh, I believe in yesterday









* ARAÚJO, Paulo Cesar de. Roberto Carlos Em Detalhes. Capítulo 5; Página 


Nenhum comentário:

Postar um comentário