domingo, 6 de maio de 2012

Na batida de Banana




Um dos principais percussionistas brasileiros e bateristas da bossa nova, o carioca Milton Banana inovou com a sua batida suave, sem estrondo, que conduz o público a uma viagem musical de  muitos cenários. 

Nascido em 23 de abril 1935, o músico Antônio de Souza, ou melhor, Milton Banana, autodidata, desde pequeno tinha interesse pela música, especialmente a percussão inspirada na orquestra Tabajara. Era figura presente nas principais boates cariocas da década de 50, tocando com grandes músicos brasileiros na noites cariocas como  Luís Eça, Johnny Alf, Roberto Menescal, Carlos Lyra, Baden Powell, Sérgio Mendes, Luís Bonfá e Bola Sete, entre outros.

Mas é em 1959 que Milton colocará seu nome no hall das estrelas nacionais que ganharão o mundo. Ao lado de Tom, Vinícius e João Gilberto, Banana faz  a gravação histórica de Chega de Saudade - disco que apresentará a bossa nova como o novo estilo de cantar, tocar e ver o Brasil no cenário musical.

Acompanhados dos precursores da bossa,em 1962, Banana participará do espetáculo Encontro produzido por Aluísio de Oliveira, junto com os nomes da bossa e o grupo Os Cariocas na boate Au Bon Gourmet - Rio de Janeiro. 

Ainda no mesmo ano, o baterista integrará o  show da bossa do Carnegie Hall, em Nova York. No ano seguinte, participa do disco Getz-Gilberto, disco clássico que une a produção da bossa nacional ao jazz americano, sucesso de vendas. A partir de então, segue em turnê com João Gilberto, João Donato ao piano e Tião Neto no baixo.

Quando retorna ao Brasil, Banana forma e lidera o grupo musical Milton Banana Trio, algo incomum até nos dias atuais, pelo fato de um baterista liderar uma banda. A banda passará por várias formações ao longo da carreira musical, gravando um total de 20 discos pelo Odeon e pela gravadora RCA.

Alguns dos álbuns foram regravados em cds como "Balançando com o Milton Banana Trio", "Sambas de Bossa: Milton Banana", "Os Originais: Milton Banana Trio" e "Ao Meu Amigo Tom".


Nenhum comentário:

Postar um comentário