segunda-feira, 28 de maio de 2012

O fenômeno Trânsito de Vênus poderá ser visto em algumas partes da Terra

Para os amantes do céu, nos dias 05 e 06 de junho, vai haver o último trânsito de Vênus em mais de cem anos.  O fenômeno resume-se a uma passagem do planeta Vênus em frente ao Sol, ocultando uma pequena parte do disco solar. O evento assemelha-se ao eclipse solar pela lua. No entanto, apesar do diâmetro do planeta ser quatro vezes menor que a do satélite terrestre, durante a passagem, Vênus parece ser muito menor. (Veja alguns lugares da Terra que o fenômeno poderá ser observado)



A passagem pode ser vista em algumas partes do planeta e durará em torno de 7 horas algumas horas. Em 2014, teve duração de 6 horas. para os astrônomos,  a passagem do planeta está entre os menos previsíveis fenômenos astronômicos. A média entre um acontecimento e outro é de 243 anos, tendo intervalos regulares de 121,5 e 105,5 anos. A diferença é explicada pelo períodos orbitais da Terra e de Vênus.

O que hoje é visto com curiosidade, ao longo da história, o fenômeno  foi fundamental para as descobertas e entendimentos da civilização. Os primeiros movimentos do planeta foram detectados pelos egípcios, babilônicos, chineses e gregos. Aos últimos, coube o questionamento se o planeta, devido às aparições à tarde e pela manhã, seria na verdade dois corpos. Foi Pitágoras o primeiro a compreender que se tratava de um único planeta.

Vênus também esteve presente na cultura dos Maias. A antiga civilização americana chamava o planeta de Noh Ek, a “Grande Estrela”, ou Xux Ek, a “Estrela Vespa”. Os Maias registraram o ciclo completo de Vênus no Dresden Codex - livro maia pré-colombiano do século XI ou XII -, mas, apesar do conhecimento preciso do seu curso, ainda não tinham feito menção sobre o movimento próximo ao sol.

O crédito sobre o trânsito de Vênus é dado a estudiosos islâmicos medievais. O sábio persa Avicena afirma, em uma de suas escrituras, ter visto o fenômeno no dia 24 de maio de 1032. Ele usou o percurso para justificar que o planeta estava, em alguns momentos, abaixo do sol. No século XII, o astrônomo Andaluz Ibn Bajjah informou ter visto uma mancha no sol. Seria um indicio do fenômeno? Para os astrônomos atuais, não seria possível, porque o trânsito de Vênus não ocorreu durante a vida de Bajjah.

Coube ao inglês Jeremiah Horrocks a primeira observação científica de um trânsito de Vênus. O feito foi realizado na sua residência em Carr House no dia 04 de dezembro de 1639. A partir das observações, Horrocks conseguiu fazer um estudo bem fundamentado da estimativa do tamanho de Vênus e da distância entre a Terra e o Sol.

Após os feitos do inglês, o fenômenos seria utilizado, em diversos momentos, para grandes descobertas. O trânsito permitiria mais tarde o cálculo da distância do Sistema Solar, por meio do método da paralaxe*, além da elaboração da Terceira Lei de Kepler**.

* Em astronomia, paralaxe designa o deslocamento aparente de um objeto, causado pelo deslocamento do observador.
** A Terceira Lei de Kepler afirma que quanto mais distante um planeta estiver do sol, mais tempo levará para dar uma volta ao redor da estrela.

Para um maior entendimento desse e de outros fenômenos, sugiro a leitura do livro Os Caçadores de Vênus - A Corrida Para Medir o Céu da autora Andrea Wulf.
Abaixo, uma sinopse da obra.


Sinopse - Os Caçadores de Vênus - A Corrida Para Medir o Céu - Andrea Wulf
Nos dias 5 e 6 de junho de 2012. haverá o último trânsito de Vênus em mais de cem anos, visível em  algumas regiões do Brasil. Esse é um dos mais raros eventos astronômicos que podemos prever e foi um dos momentos mais fundamentais para os homens do século XVIII. A partir de extensa pesquisa de documentos e imagens, Andrea Wulf mostra como centenas de astrônomos, mergulhados no espírito do Iluminismo, cruzaram mares e enfrentaram toda sorte de adversidades em nome da ciência. O que veremos em junho terá um gostinho especial depois de sabermos o que esses cientistas aventureiros tiveram que fazer para que hoje conhecêssemos um pouco mais do nosso sistema solar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário