terça-feira, 8 de maio de 2012

Nos embalos do Kuduro

Conheça a história do estilo musical que se tornou hit no Brasil e no mundo.



Não há uma definição exata para a palavra que denomina o gênero musical surgido na Angola. No geral, é entendida no seu sentido literal, de quadril  duro. Mesmo com controvérsias, na maior parte dos estudos, o nome seria proveniente de um dialeto do nordeste do país africano, o Kimbundo.
Apesar de inicialmente ser ensinada como uma dança em que as pessoas ao dançar ficassem com o quadril sem mexer, de forma engraçada e diferente, não há dúvidas de que a dança é bem sensual, conforme pode-se ver no início da novela Av.Brasil, da TV Globo, responsável em grande medida pelo grande divulgaçào do hit angolano.

Proveniente dos subúrbios da província de Malange, na Angola, no começo dos anos 90, o gênero musical, atualmente é um dos ritmos preferidos de DJs europeus, principalmente em Portugal. O blog Raízes e Antenas faz uma perspectiva história do estilo pra lá de irreverente.

A paz em Angola - depois de décadas de guerra (primeiro a guerra contra as tropas portuguesas, depois uma guerra fratricida igualmente sangrenta) - proporcionou o desenvolvimento de variadíssimas e riquíssimas formas musicais e a sua divulgação interna e externa. Não que muita música não se fizesse e gravasse antes - vejam-se as gravações contidas na caixa «Angola», já referida há alguns meses neste blog, ou na recente compilação «Os Reis do Semba», todas feitas durante os anos finais de dominação portuguesa - ou as inúmeras gravações de artistas de kizomba editadas ainda durante a guerra civil. Mas, nos últimos anos, outros géneros foram nascendo e crescendo com uma força imparável: a versão muito própria e angolana do hip-hop e também o kuduro e a tarrachinha.

A divulgação do Kuduro para o mundo teria sido feita de forma inusitada em um filme de ação. Nada menos que o belga Jean-Claude Van Damme seria um dos precursores na exibição da dança (ver vídeo). É isso mesmo que você, caro leitor, acabou de ler, o grande astro de filmes de ação teria já dado a sua requebradinha, ou melhor, nada de requebradinha, afinal estamos falando de Kuduro no filme "Kickboxer - O Desafio do Dragão" de 1989.


Depois de ganhar o mundo, o Kuduro chega ao Brasil. Atualmente, em todas as paradas de sucesso com "Vem dançar Kuduro" do cantor português Lucenzo. A versão da música, que é abertura da novela das 9, é mais light com o nome "Vem dançar com tudo". A justificativa do diretor Ricardo Waddington para a mudança seria o constrangimento que causaria ao ser cantada e repetida no horário nobre. Não deixa de fazer sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário