segunda-feira, 21 de maio de 2012

O primeiro QI da história do Brasil


No primeiro documento da história do país já se vê o pedido de nomeação de um parente, o famoso Quem Indica. A célebre carta do escrivão Pero Vaz de Caminha, na qual ele se rasga de elogios as belezas naturais da nova terra, teria, na verdade, a intenção de pedir ao rei um emprego a seu genro.

Conforme revela o antropólogo Roberto DaMatta, os elogios do escrivão tinham o intuito  de preparar taticamente o espirito do rei, predispondo sua boa-vontade. Para o autor, o pedido daria início a um processo de males sociais nacionais, como o clientelismo, o nepotismo e o corporativismo.

Confira, abaixo, o trecho da carta do escrivão.

" E nessa maneira, Senhor, dou aqui a Vossa Alteza conta do que nesta terra vi. E, se algum pouco me alonguei, Ela me perdoe, pois o desejo que tinha de tudo vos dizer mo fez por assim pelo miúdo. (...) Vossa alteza há de ser de mim muito bem servida, a Ela peço que, por me fazer graça especial, mande vir da Ilha de São Tomé a Jorge de Osório, meu genro - o que dela receberei em muita mercê.

Pero Vaz  de Caminha, 
em 1 de maio de  1500

2 comentários:

  1. Vossa alteza há de ser de mim muito bem servida = Quebra aê meu galho, realeza!

    ResponderExcluir
  2. rsrs Muito boa interpretação, Aline. Eu acrescento: Quebrai de todos nós!

    ResponderExcluir