domingo, 13 de maio de 2012

O Dia das Mães



Dignas de todo carinho, atenção e respeito, as mães dão sentido às nossas existências. Difícil quem não quer ser o queridinho da mamãe, com todos os paparicos e dengos. O segundo domingo de maio celebra a data da primeira pessoa que conhecemos no mundo. O lugar de Memória foi atrás da história da data que comemora a celebração do amor e da adoração às mães. Abaixo, clipe com texto de Danuza Leão sobre esse incompreensível e mágico dom de ser mãe.


Anna Jarvis é a mais reconhecida como idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual.  Filha de Ann Maria Reeves Jarvis, a americana decidiu, dois anos após o falecimento da mãe, em 12 de maio de 1907, criar um memorial em homenagem a matriarca. Logo depois, iniciou um campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914 quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother's Day foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos instalando o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães. No âmbito desta resolução, o Presidente dos Estados Unidos Thomas Woodrow Wilson proclamou, no dia seguinte, que no Dia das Mães os edifícios públicos deviam ser decoradas com bandeiras. Assim, o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914.
Com a crescente difusão e comercialização do Dia das Mães, Anna Jarvis afastou-se do movimento, lamentou a criação da data e lutou para a abolição do feriado.
No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros CâmaraCardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Curiosidade:
No Brasil e nos Estados Unidos, o Dia das Mães é considerada pelos varejistas a segunda melhor data para o comércio, perdendo apenas para o Natal. A  Federação Nacional de Varejo Americana, National Retail Federation, estimulou para 2012 que os gastos referentes ao Dia das Mães devem ultrapassar $18.6 bilhões ($152 por pessoa) no país norte-americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário