domingo, 20 de maio de 2012

Tribalista uma velha saudade

Surgido dos sonhos de três grandes músicos brasileiros, o grupo Musical Tribalistas marcou presença no cenário musical brasileiro, em 2002, com sucessos como Velha Infância, Já sei namorar e É você.



Não foi com data e hora marcada que o  fenômeno Tribalistas surgiu. Fora de um projeto musical, o grupo foi criado a partir das aspirações de três grandes músicos brasileiros: Marisa Montes, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown. Do trio nasceu um único álbum que estourou no país com mais de 1,5 milhões de discos vendidos no Brasil e 700 mil no exterior, ao ser lançado no ano seguinte, do lançamento no país, em 2003.
O sucesso de vendas e de críticas levou a cinco indicações ao Grammy Latino,  sendo ganhador em um delas como melhor álbum pop brasileiro. Além de ser vencedor em outras premiações, como o Troféu imprensa por melhor álbum, música, canção brasileira entre outros.

A ideia do grupo surgiu quando Marisa Montes foi fazer uma participação no álbum que seria lançado por Arnaldo Antunes, produzido por Carlinhos Brown. O trio ficou junto por quase uma semana na produção do álbum de Arnaldo. Entre uma gravação e outra do disco, o trio, sem pretensões de um projeto futuro, divertia-se criando novas canções. Ao deixarem a Bahia, local que o álbum de Arnaldo estava sendo produzido, os três perceberam que o material extra feito poderia ser gravado pelos três juntos. Após muitas reuniões. se deveriam ou não fazer do divertimento um projeto, os três músicos decidiram lançar o álbum Tribalistas.

O nome, que intitulou o cd e o grupo, veio da ideia de unir os três (tri) em uma mesmo tribo. Daí Tribalistas. Mas apesar de ter surgido da uma ideia conjunta, o grupo musical não tinha pretensões de estender a parceria. Nunca houve uma turnê de divulgação do disco e raríssima foram as apresentações do grupo. Sendo uma na apresentação do Grammy,  outra no Sarau do Brown, no qual foram vaiados por cantar somente duas canções do disco, e ainda uma última participação na gravação do DVD em estúdio.

Para aqueles que sentem saudades das canções de letras fáceis, sinceras e dos arranjos simples, vale a compra do disco que ainda é vendido ou a lembrança das músicas nas novelas que são constantemente reprisadas na sessão da tarde.

Confira alguns sucessos do trio que embalaram as novelas.







2 comentários:

  1. Uma pena eles não terem nenhum projeto para o futuro. As músicas eram ótimas! Velha Infância até hoje é uma delícia de ser ouvida.

    ResponderExcluir