sexta-feira, 16 de março de 2012

Bum Bum Bum Castelo Rá-Tim-Bum





     Um castelo mágico no centro da cidade de São Paulo já seria uma história fantástica para qualquer criança. Mas um castelo que é mágico e ainda tem personagens como magos com mais de seis mil anos, animais falantes, um porteiro Robô e um mundo comandado por magias e gentilezas é de empolgar até os grandalhões.

     O castelo Ra-Tim-Bum foi produzido e transmitido pela TV Cultura, TV Brasil e TV Rá-Tim-Bum. Foi ao ar pela primeira no dia nove de maio de 1994. Mais do que boas histórias e muita magia, a série tinha um caráter pedagógico. Em cada episódio, os personagens se viam diante de escolhas que testavam valores como amizade e sinceridade, além de músicas que falavam sobre como escovar os dentes e lavar as mãos da maneira correta. “Uma mão lava a outra, lava uma... mão, lava outra”, dizia uma das canções.
     
      Criado pelo dramaturgo Flávio Souza e pelo diretor Cao Hamburger, o programa contava a história de Nino. Um garoto de 300 anos que vive com o tio-avô Victor (Sérgio Mamberti), feiticeiro e cientista, e a tia-avó Morgana (Rosi Campos) uma feiticeira com mais de seis mil anos.

    Os três vivem em um Castelo, onde moram criaturas mágicas como Celeste uma cobra rosa, Pintado um gato que adora ler, Mau um monstro roxo que habita o encanamento e gosta de fazer trava-línguas com os telespectadores, além, entre tantas outras criaturas, de um porteiro robô que inventa as mais inusitadas senhas, que quando acertadas davam acesso ao interior do castelo as palavras: “Plift, ploft, still”.

      Por causa da idade, Nino (Cássio Scapin) não pode frequentar a escola e sente-se muito sozinho no castelo. Após uma magia, ele teletransporta três crianças: Biba (Cinthya Rachel), Pedro (Luciano Amaral) e Zequinha (Freddy Allan) para dentro do castelo. Juntos, os novos amigos vivem muitas aventuras e conseguem impedir que o terrível especulador imobiliário, Dr. Abobrinha (Pascoal da Conceição), venda e derrube a mansão.

      O castelo Rá-tim-bu terminou em 1997, três anos depois de sua estreia. Garantiu ao Canal Cultura a maior audiência já obtida: 12 pontos. Além de deixar boas lembranças para os meninos e meninas, hoje homens e mulheres, que corriam para frente da TV ao ouvir o bum bum bum do castelo da magia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário