segunda-feira, 5 de março de 2012

Vale dos esquecidos

Caro viajante,

O tempo e a crueldade com que nos devora a vida sempre foi um motivo que me angustiou. Pensar no passado como um esconderijo das lembranças fez-me acreditar em um presente que perdeu seu valor, sua dignidade. E como sujeitos, na verdade, acabávamos nas mãos do destino: jogados de um lugar ao outro, de uma pessoa à outra. E, sem os devidos cuidados da vida, terminando no abandono.
Como estudante de jornalismo, sinto-me, direta ou indiretamente, essa grande agente colaboradora do curto prazo. Pensava tantas vezes em quanta coisas escrevía, vía, mas em um breve instante eram sucumbidas pela necessidade de uma nova informação, de uma nova notícia.
Um lugar de memórias, portanto, nada mais é que uma oportunidade. Oportunidade de parar o tempo no seu frenesi, oportunidade de encarar o passado como um espaço de vivacidade e com isso propor à vida um espaço de experiências. É contemplar as lembranças do que foi para entender quem somos. Porque o hoje nada mais é que o resultado de sucessivos passados. E permitir-se embarcar nessa viagem é trazer a cada dia a intensidade muitas vezes ausentes no cotidiano.
A idéia assim é resgatar o passado de pessoas, de objetos e de lugares que tiveram fins já decretados e, que, no entando, ainda têm memórias a compartilhar.
Ao longo dessa jornada, farei entrevistas e reportagens sobre pessoas que tiveram a fama e a perderam. De objetos e modismos que foram a marca de um tempo e hoje permanecem nas lembranças.Também iniciarei uma prática que vem ganhando espaço agora na mídia conhecida como Urbex - exploração dos espaços urbanos que caíaram no esquecimento como prédios, linhas de trens, hospitais. Claro que, devido à minha limitação de tempo, vou procurar, inicialmente, lugares pela cidade do Rio de Janeiro.
E como havia já havia falado uma pessoa que ficou, mas que agora trago de volta ao meu presente com suas palavras: "memória guardada é memória morta. A memória se vive. A memória se constrói e se reconstrói."
Convido você a embarcar nessa aventura sem saber ao certo o destino, mas tendo a certeza de uma viagem repleta de pessoas e de lugares.
Uma boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário