quarta-feira, 7 de março de 2012

Por dentro dos bastidores: caso Hotel das Paineiras



Como estudante de jornalismo, e, desde já, considerando-me parte dessa árdua profissão, sempre me questionei a respeito das dificuldades, dos desafios que o profissional da área encontrou na sua jornada para a elaboração das palavras que lemos. O que proponho como uma aventureira e blogueira novata é dividir com vocês meu roteiro de viagem.

A reportagem sobre o Hotel das Paineiras nasceu de um trabalho realizado para a aula de TV da faculdade no ano passado. Foi a primeira vez que realmente entrei em contato com esse magnífico hotel escondido no meio do Parque Nacional da Tijuca de onde tive a oportunidade de ver uma das melhores vistas da zona sul da cidade do Rio de Janeiro.
Apesar de ter sido uma matéria televisiva resolvi fazer um texto como primeira postagem do blog, porque acredito que foi no meio dos entulhos e da floresta, que tomava conta da construção, que entrei em contato com essa prática conhecida como Urbex. Fiquei encantada. Na época, era a responsável por fazer as filmagens que podem ser conferidas no vídeo que fizemos (abaixo).
A cada nova dificuldade que encontrava para filmar aumentava a minha curiosidade por tentar registrar os segredos escondidos há mais de um século sob as ruínas do que já foi considerado um dos hotéis mais luxuosos do país.
Percorremos em um dia toda a área: varandas, dignas de bons escorregões, subsolo onde antes funcionava cozinha e que ainda guarda uma ostentosa lareira, banheiros inundados, a piscina que mais parece um brejo, além do interior que demonstrava perigos a cada passo que dávamos adiante.
A verdade é que terminei as filmagens com alguns arranhões, com a roupa coberta de poeira e pó de gesso, além de ficar sem um pedaço do meu sapato.
Mas as recompensas vinham em cada nova descoberta que fazíamos. A maior de todas: a bela paisagem apreciada da cobertura do hotel. De um lado o Cristo, já do outro a cidade. No meio, nós e a bela floresta. Realmente incrível!
Portanto, viajantes, o Hotel permanece como um ótimo lugar para aqueles que querem apreciar a memória do Rio de uma forma menos óbvia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário