quarta-feira, 14 de março de 2012

Vovó blogueira dá dicas de lugares abandonados em SP

Em reportagem publicada no site da Folha, blogueira, de 81 anos, lista lugares esquecidos na cidade de São Paulo. Apaixonada por história, Neuza Guerreiro de Carvalho mantém o blog vovoneuza.blogspot.com em que conta histórias de sua vida desde a infância na cidade paulista, lugar que conhece bem. Leitora ativa, gosta de visitar os lugares esquecidos na cidade.
A paixão de vovó Neuza´por São paulo é tão grande, que ela mantém pendurado nas paredes de sua sala cinco mapas da cidade.
"Estou sempre ligada nos espaços paulistanos. É uma maneira de reverenciar minha cidade", conta em entrevista ao site.

Abaixo, os lugares listados pela vovó Neuza.

1. "O Tempo""Na parede do cemitério do Araçá, há um nicho cujo oco assenta uma escultura de granito. É um velho impassível, sereno e forte, de barba longa, segurando uma ampulheta, como se prometesse serenidade e paz no repouso final. Ao seu lado fica uma coruja."
R. Major Natanael, altura do nº 173, Pacaembu, região central, São Paulo.

2. Museu do Theatro Municipal
"O acervo do museu é composto por livros, documentos, fotos, material audiovisual e recortes de jornais. Fica embaixo do viaduto do Chá e é aberto à consulta pública. É um importante local de pesquisa para os que buscam conhecer melhor a vida cultural da cidade."
R. Formosa, s/nº, Centro, região central, São Paulo, tel. 00/xx/11/3241-3815.

3. Estátua de Giuseppe Verdi
"A escultura de bronze do italiano Amadeo Zani em homenagem ao compositor Giuseppe Verdi é tão grande que foi difícil encontrar um lugar adequado, após ela ter sido retirada da praça do Correio. Agora, dá visibilidade ao edifício Sampaio Moreira, o avô dos arranha-céus paulistanos."
Vale do Anhangabaú, na escada de saída para a rua Libero Badaró, altura do número 346, Centro, região central, São Paulo.

4. Edificio Guinle
"O prédio de estilo 'art nouveau' tem 36 metros de altura, sete andares e é tombado pelo patrimônio municipal. É considerado o primeiro arranha-céu da cidade. Inaugurado em 1913, hoje tem no seu piso térreo uma casa de calçados que mantém a placa explicativa. A fachada é uma obra de arte."
R. Direita, 49, Sé, região central, São Paulo.

5. "Homem Aramado"
A obra 'Homem Aramado', em frente ao prédio da Gazeta à direita, está totalmente misturado às grades do edifício onde fica. A peça perdeu sua individualidade. Algumas pessoas dizem que é uma metáfora da avenida, que aprisionou o humano no concreto e no ferro que moldam a cidade."
Av. Paulista, 925, Bela Vista, região central, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário